![Tilito Santos.jpeg](https://static.wixstatic.com/media/892c29_d3e083e22ea44cf1bb0c97f6f2ffdab4~mv2.jpeg/v1/fill/w_227,h_349,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Tilito%20Santos.jpeg)
QUEM FOI TILITO SANTOS?
Paulo António dos Santos Sobrinho "Tilito",nasceu em Kikulungo, província do Cuanza-Norte, a 18 de Outubro de 1957, Filho de Teodora e Faustino Santos, é descendente de uma humilde familia Malanjina. Dai a sua razão de ser natural de Malanje.
Fez os seus estudos, primários, secundários e liceais na cidade de Malanje, tendo sido considerado dos melhores alunos do seu tempo.
Iniciou a sua actividade política, em 1974, no Mpla, onde chegou a ser membro do Comité Nacional e Coordenador Provincial da JMPLA em Malanje.
Líder juvenil visionário e modesto, Tilito tinha como ambição única o bem estar do seu povo, o progresso e desenvolvimento do seu país.
Com apenas 19 anos, foi preso em Malanje, no dia 27 de Maio de 1977, desconhecendo-se a data e local da sua morte.
Tido com uma das mais carismáticas figuras do movimento juvenil revolucionário, os seus ideais de transformação social de angola continuam vivos e a sua memória sempre presente.
Em sua homenagem, seus familiares criaram o Instituto Social Tilito Santos, por forma a se eternizar a sua curta passagem pelo planeta terra.
Honra e glória a sua alma!
QUEM SOMOS?
A Associação Tilito Santos é uma organização de solidariedade social, apartidária, sem fins lucrativos, criada no dia 03 de Junho de 2021 , em Angola, para desenvolver, coordenar e orientar acções e projectos sociais junto das comunidades.
Com forte presença nas áreas do conhecimento, é na educação, saúde, comunicação, cultura, desporto e meio ambiente que encontra sustentabilidade e a sua razão de ser.
Somos parte integrante de um processo social actuante e abrangente, de aprendizagem e de evolução, assente no contínuo e proactivo aperfeiçoamento da juventude.
​
QUAL A NOSSA MISSÃO?
É nossa missão educar, acompanhar, inspirar, mobilizar, sensibilizar e ajudar jovens a agirem de forma socialmente responsável, enquanto força motriz da construção de urna sociedade cada vez mais justa, inclusiva e sustentável. Pautamos a nossa acção pelo respeito da integridade moral e física, pelo desenvolvimento humano no integral das pessoas através da implementação de políticas e práticas de elevados critérios éticos, e com base na confiança recíproca.
QUAL A NOSSA VISÃO?
Contribuir para uma sociedade mais humana e solidária, para a transformação da realidade social da juventude, para a aposta na construção do homem novo, no desenvolvimento de acções cooperativas com organizações congéneres do país e do estrangeiro, para a conquista do apoio e respeito das pessoas e das comunidades, através da prática do bem e do saber fazer.
​
QUAIS OS NOSSOS VALORES?
Pautamos pela promoção gratuita de valores universais, forte e firmemente alavancados na educação, ética, cidadania, direitos humanos e oportunidades de crescimento social- Acreditamos na educação como meio de transformação social; na diversidade como factor diferencial competitivo; na inovação como fonte de criatividade e de originalidade na acção; na sustentabilidade para construir legados para a sociedade; no voluntariado para fomentar a cultura do envolvimento cívico; na ética, respeito, transparência e responsabilidade.
​
QUAIS OS NOSSOS PROJECTOS PRIORITÁRIOS?
Acreditamos que partilhar é fundamental para o desenvolvimento social harmonioso- Por isso, priorizamos a criação e funcionamento de um Centro Médico (Pai Faustino), para gratuitamente atender as populações mais carentes e necessitadas, um Centro de Apoio Social (Mãe Teodora), para apoiar pessoas singulares ou colectivas carentes através da recolha e distribuição de donativos diversos; de um Centro de Artes e Ofícios (Tia Maria), para o ensino e aprendizagem de cursos de costura e culinária; um Centro de Informática (Âvo Paça) para o incentivo ao uso das novas tecnologias, das redes digitais, dos sistemas e aplicações operacionalizados por criadores mundiais; de urna Biblioteca (Vida), para — de forma física e virtual — incentivar, motivar e cultivar hábitos de leitura nos jovens.
![WhatsApp Image 2024-05-14 at 14.41.37 (4).jpeg](https://static.wixstatic.com/media/892c29_4fbc3e0379f94b2c8eeb7c01a34b27f5~mv2.jpeg/v1/fill/w_717,h_516,al_c,lg_1,q_85,enc_avif,quality_auto/892c29_4fbc3e0379f94b2c8eeb7c01a34b27f5~mv2.jpeg)